Educação, evolução ou revolução?

Posted: Maio 27, 2010 in De tudo um pouco
Tags: , ,

Tentei colocar na página de “motivação” mas por alguma razão que não consigo entender, não me deixou. Fica mesmo na página inicial com a promessa que assim que tenha um tempinho extra, farei um resumo em português do essencial desta excelente comunicação de Sir Ken Robinson.

Neste seu discurso de 18 minutos, Sir Ken Robinson compara o problema das escolas à fast food e aos restaurantes de comida caseira. Salienta que é urgente uma mudança radical das escolas padronizadas para a aprendizagem personalizada de modo a  criar condições onde os talentos naturais das crianças possam florescer pois a riqueza está na diversidade e todos temos talentos. Mas tal como as riquezas do planeta não se encontram à superfície, também os nossos talentos precisam ser descobertos pois muitos estarão bem escondidos.

Finaliza com a leitura dum poema, dum apaixonado à sua amada, uma pessoa simples que derrama os seus sonhos aos pés da sua amada e lhe pede para caminhar devagar pois o chão está coberto dos seus sonhos. Esta é a comparação com as crianças que nos são entregues a nós professores: todos os dias caminhamos sobre os sonhos que elas, crianças, depositam aos nossos pés. Será que caminhamos cuidadosamente sobre eles ou os destruímos incautamente?

Para escutar, voltar atrás e reflectir

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s